Um corretor de sucesso precisa ter várias habilidades e a comunicação é uma das mais importantes delas. Cometer erros de comunicação pode prejudicar o andamento de negociações, a prospecção de clientes, o networking e, consequentemente, as vendas.
Seja nas redes sociais, pelo telefone ou pessoalmente, é preciso estar atento para não cometer erros e usar a comunicação de forma estratégica para atingir os seus objetivos profissionais.
1. Não ser claro e objetivo ao dar as informações
É impossível fugir da burocracia nas negociações imobiliárias, mas também é muito importante que o cliente esteja ciente e entenda o que está acontecendo em cada etapa do processo. Por isso, seja sempre muito claro e objetivo ao passar as informações. Se for necessário, busque um novo jeito de explicar até ter certeza de que o cliente compreendeu o que você está dizendo. Lembre-se de que termos do mercado imobiliário podem não ser tão comuns para os potenciais compradores e precisam ser explicados.
2. Não saber escutar
Tão importante quanto saber falar de forma correta e objetiva é saber ouvir. Como oferecer as melhores opções aos clientes sem antes ouvir deles as suas necessidades e desejos? É fundamental dar espaço para o cliente falar e ouvir as suas opiniões com atenção.
Assim, as chances de encontrar o lar ideal para ele aumentam consideravelmente. Também é importante escutar os colegas de profissão para aprender e ter novas ideias.
3. Não conhecer o seu público-alvo
Você pode até tentar, mas não vai conseguir se comunicar adequadamente com todas as pessoas do mundo. É necessário pesquisar qual é o seu público-alvo, ou seja, quem quer e pode adquirir os seus produtos. Assim, será possível adequar a fala, entender melhor as necessidades do público e construir um diálogo.
4. Não manter o contato visual
Para vender um imóvel é preciso conquistar a confiança do cliente. Desviar o olhar durante a conversa pode transmitir a ideia de insegurança e provocar desconfiança. Olhar para o cliente ajuda a entender se ele está aprovando ou não, se está conseguindo compreender o que você falando, se está nervoso ou aflito com a situação.
5. Não dominar o assunto
Faz parte do trabalho de um corretor de imóveis tirar todas as dúvidas dos compradores. É por isso que é tão importante estar sempre preparado e antenado sobre o mundo imobiliário, para não ter dificuldades durante o atendimento. Desde o primeiro contato, durante as visitas aos imóveis, na entrega da documentação, assinatura do contrato e recebimento das chaves, é normal que o cliente tenha inúmeras dúvidas e é dever do corretor responder aos questionamentos e orientá-lo da melhor forma possível.
Izabel Mendonça
Assessoria de Comunicação