Quando uma casa ou apartamento são colocados à venda, o que se espera é que o negócio seja logo fechado. No entanto, nem sempre é isso que ocorre. Muitas vezes, a falta de divulgação é, justamente, o que impede a venda de um imóvel — visto que é essa medida que faz com que a unidade seja visualizada por mais pessoas.
De fato, vender um imóvel — diante de tanta concorrência no mercado — requer algumas estratégias que devem ser elaboradas previamente para que a negociação seja concluída rapidamente. Existem muitas outras causas, além da que citamos, que merecem atenção.
1. Não fazer propaganda e divulgação
“A propaganda é a alma do negócio”, concorda? Essa máxima serve para todos os tipos de transações e com a corretagem de imóveis isso não é diferente. Uma boa divulgação, sem dúvidas, é o divisor de águas nessa negociação.
Contudo, não basta divulgar o imóvel e pronto. Na verdade, uma propaganda de qualidade pode acelerar uma venda. Hoje, isso pode ser feito com muita facilidade, principalmente, com a ajuda da internet.
Entretanto, muitos não aproveitam os recursos disponibilizados pela web, como a utilização de portais imobiliários, das redes sociais, entre outros. Na verdade, querem que tudo ocorra de forma muito rápida e não se preparam para a negociação, o que desencadeia uma morosidade no processo de venda.
Exemplo disso são alguns portais imobiliários que não cobram por determinados tipos de anúncios, em especial, aqueles que permitem ao usuário postar fotos e descrever o imóvel. Essa forma de divulgação é extremamente positiva, pois o interessado tem uma noção real do que vai encontrar na visita, então, o anúncio deve ser completo.
2. Atribuir valores fora dos padrões
Esse erro é muito comum no mercado imobiliário e é algo que impede a venda de um imóvel. Muitas vezes, o proprietário impõe um valor que não condiz com a realidade. Isso ocorre, em alguns casos, por falta de conhecimento e, em outros, por querer se dar bem na negociação. O resultado não poderia ser diferente: a venda não se concretizará tão cedo.
O proprietário deve ter em mente que, quando alguém quer fazer um investimento imobiliário, seja para moradia, seja para alugar para terceiros, ele pesquisa o preço de mercado. Se o valor praticado estiver muito além do que é cobrado, levando-se em conta o tamanho da unidade e o local onde está situada, o imóvel será descartado.
A dica é pesquisar bem antes de colocar seu bem à venda. Se você colocar um valor muito acima, afugentará os potenciais compradores. Já o valor muito abaixo tende a desvalorizá-lo, visto que pode deixar no ar que existem problemas.
3. Não realizar melhorias e reparos
Muitas vezes, um imóvel é colocado à venda com alguns problemas, precisando de reparos e até reforma para competir em igualdade de condições com a concorrência. No entanto, o proprietário prefere vendê-lo mesmo assim, diminuindo um pouco o seu valor.
Isso prejudicará bastante na hora da venda, vai desvalorizá-lo e fazer com que seja descartado por potenciais compradores. Afinal, quem está em busca de um imóvel prefere pagar um pouco mais e não ter que encarar os aborrecimentos que uma reforma ou obras podem causar.
A melhor coisa a fazer é prepará-lo para a venda e torná-lo atraente para quem deseja algo que não necessite de reparos. Com certeza, com essas sugestões, a negociação será mais rápida.
4. Não cuidar do visual do imóvel
A máxima que diz que “a primeira impressão é a que fica” tem muito de verdade, concorda? Afinal, uma impressão ruim pode fazer um potencial comprador desistir do negócio. Por isso, na hora de anunciar, a primeira coisa a se pensar é em dar uma geral no ambiente.
Alguns imóveis são colocados à venda do jeito que estão, muitas vezes, com as pessoas ainda morando. Em uma boa parte desses casos, o local não está com uma decoração adequada e carrega muito da identidade da família que lá reside.
Essa não é uma boa prática para quem deseja vender bem e rápido um imóvel. Unidades que foram redecoradas para a venda ou, pelo menos, arrumadas e organizadas para serem fotografadas, estão na frente daquelas cujos donos não se preocuparam com isso.
Redecorar o espaço é importante, no entanto, se não houver essa possibilidade, arrumar o local é uma boa alternativa. Organizar os ambientes, retirando os itens em excesso, vai passar aquela sensação de mais espaço. Além disso, torná-lo impessoal é uma prática que pode também encantar e atrair compradores.
5. Usar fotos mal produzidas
Em tempos de internet, as imagens dizem tudo, não é mesmo? Diante disso, não há como deixar de lado a produção das fotos que serão incluídas no anúncio. Muitas vezes, a falta de uma boa visualização dos ambientes pode ser motivo para o desinteresse dos potenciais compradores.
Sendo assim, caprichar nas fotos é regra. O uso de câmeras de smartphones pode ser o maior responsável por uma onda de fotos mal produzidas para anúncios de imóveis — visto que a maioria dos proprietários fazem de qualquer jeito. Algumas dicas podem ajudar a garantir que suas fotos atraiam mais interessados, como:
- buscar ângulos que garantam mais destaque e beleza dos cômodos;
- utilizar uma boa iluminação, se possível, aproveitar a claridade do dia;
- preocupar-se sempre com o foco da imagem;
- se possível, contratar um profissional que garanta fotos de alto padrão.
Como vimos, o que impede a venda de um imóvel é, principalmente, a falta de cuidado ao anunciá-lo. Existem várias formas de agilizar a venda de uma propriedade, no entanto, isso requer dedicação e empenho para que ela se destaque diante da concorrência. As práticas descritas acima vão, certamente, ajudar você a tornar o seu imóvel mais visualizado e, principalmente, bem visto pelos potenciais compradores!
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Fonte: BlogImoveis
Izabel Mendonça
Assessoria de Comunicação