Redimob
Convivo diariamente com estudantes de negócios imobiliários, ávidos por ingressar no mercado. A pergunta que muitos deles fazem é a seguinte: “Professor André, com tanto corretor atuando, será que o mercado não está saturado?”.
Sempre respondo que eles tem razão, porque há muitos corretores. Da mesma maneira que há muitos médicos, advogados, dentistas, arquitetos, engenheiros, administradores e qualquer outra profissão. Alguns chegam ao topo e conquistam o sucesso, enquanto a grande maioria permanece patinando em busca da sobrevivência.
Então, eu faço a seguinte pergunta aos alunos: Qual é a estratégia que você está utilizando para fazer parte da minoria que vence na profissão? Por que eu deveria comprar um imóvel de você e não de outro corretor? Para muitos, a resposta é o silêncio.
Pensando nisso, elaborei seis dicas para quem deseja se destacar no mercado e obter reconhecimento dos clientes:
Seja referência – Você precisa mostrar ao cliente que, o seu trabalho possui um diferencial. Isso se faz passando credibilidade e dando a entender que você é um profissional competente e que possui conhecimento do que está fazendo. Tenha um blog sobre o assunto, publique informação relevante. As pessoas querem fazer negócio com quem é referência (entende) do assunto.
Faça contatos – A sua rede de relacionamentos é muito importante. Não estou falando apenas do Facebook, Orkut, Twitter ou qualquer outra rede social. Estou falando de contato, olho no olho, aquele cafezinho, aquela conversa. Sua rede não se resume na quantidade de pessoas que você conhece, mas sim na qualidade destes relacionamentos.
Ajude o cliente – Quando você entra no negócio, já pensando na comissão, as coisas tendem a dar errado. A comissão é conseqüência do que você fará pelo cliente. Pense primeiro em ajudar o cliente para que ele fique satisfeito com o negócio. Ajudar o cliente é a sua missão. Esteja sempre disponível, esclarece as dúvidas do cliente, transmita segurança.
Seja honesto e ético – Faça as coisas da maneira correta. Enrolar o cliente, prometer o que não consegue cumprir, mentir sobre o imóvel ou esconder algo que possa prejudicar o outro é desonesto e mata a sua credibilidade. Da mesma maneira que, falar mal do colega de profissão não é uma atitude ética e digna de um profissional de sucesso.
Estude muito – Estude constantemente. Se aperfeiçoe. Compre livros, participe de palestras,cursos, treinamentos, acompanhe as informações na internet, nos jornais, na TV. Você precisa dominar todos os detalhes do negócio. Qualquer dúvida que o cliente tenha a respeito do seu conhecimento, já coloca tudo a perder.
Vista-se para o sucesso – Se vestir bem faz toda a diferença. Uma pesquisa revela que, nos primeiros quatro minutos de contato, o cliente forma 90% das impressões sobre você. Lembre-se de que você pode não ter a segunda chance de causar uma boa impressão.
Então é isso. Eu fico por aqui e espero que essas dicas sejam de grande valia para sua profissão Um grande abraço e vamos em frente!
André Vinícius é professor universitário, escritor e palestrante de vendas com expertise em desenvolvimento de pessoas e marketing digital. Possui MBA em Gestão de Pessoas e certificação nacional em vendas. É colunista na área de negócios em dezenas de mídias impressas e eletrônicas do país.