DICAS DE DISCURSO DE VENDAS PARA CORRETORES
Você já parou para pensar em quais qualidades um bom corretor de imóveis deve ter? Com os clientes cada vez mais exigentes, o mercado fica igualmente exigente na hora de contratar bons profissionais que consigam, efetivamente, fechar bons negócios.
Um bom corretor deve acolher seu cliente, entender suas necessidades e, com base nisso, vender a realização de um sonho. Para isso, seu discurso de vendas deve passar confiança e segurança.
Sendo assim, preparamos este material com dicas de discursos de vendas para corretores de imóveis, a fim de que você possa afiar seus argumentos e vender cada vez mais.
O que é o discurso de vendas?
O discurso de vendas é o que o vendedor fala e a forma a qual ele se comunica com o comprador em potencial. São os recursos que o vendedor utiliza para convencer o cliente de que ele precisa do imóvel que está sendo oferecido, seja pela internet ou pessoalmente.
Essa técnica é resultado de planejamento e execução, e como corretor de imóveis, o seu objetivo é sempre convencer o cliente de que ele precisa comprar o seu produto — mesmo que ele queira pesquisar mais ou deixar para depois. A partir do momento em que o seu discurso conseguir convencer o cliente de que ele precisa do que você está oferecendo, e que aquilo que você está oferecendo é a solução para os problemas dele, seu discurso de vendas estará perfeito.
Por que ter um bom discurso de vendas é fundamental?
Na carreira de um corretor de imóveis, o seu objetivo é sempre convencer o cliente de que ele precisa de algo. Por que o cliente deve comprar? E por que ele deve comprar de você?
Ter um bom discurso de vendas é essencial para deixar claro o diferencial de sua marca e mostrar sua missão, visão e valores. O papel do discurso de vendas é captar a atenção, contar uma história e mostrar para o cliente como você vai entregar o que você prometeu para ele.
O que é essencial ter em meu discurso de vendas?
Um bom corretor de vendas deve ter diversas habilidades, para que tenha êxito na missão de vender imóveis. Hoje em dia, com cada vez mais pessoas tendo vontade de finalmente sair do aluguel, é bom ter um discurso de vendas excelente para aumentar os lucros.
Confira abaixo o que não pode faltar em seu discurso de vendas.
1. Coloque-se no lugar do outro
Não há como se conectar com o cliente sem ter empatia pela situação dele. O vendedor que apenas apresenta as características de um produto e deixa o cliente decidir está fadado ao fracasso — é preciso entender realmente suas necessidades.
Ele precisa de um imóvel barato e com boas condições de pagamento? Ou ele prefere um imóvel grande pra abrigar toda família? De qualquer forma, você deve descobrir as necessidades específicas do seu cliente em potencial e, a partir delas, adaptar seu discurso para oferecer a ele a melhor solução possível.
2. Tenha boas habilidades de comunicação
Ao descobrir as necessidades do seu cliente e personalizar sua comunicação para falar diretamente com ele, seu discurso de vendas está nos passos iniciais. O próximo processo a ser feito é se assegurar de que suas habilidades de comunicação e persuasão estejam em dia.
O vendedor não pode ter dúvidas, não pode ser tímido e não pode hesitar. Ele deve convencer e persuadir o cliente de que aquela solução é, sem dúvidas, a melhor para o cliente. Para isso, conhecer o produto em questão e saber se comunicar com as pessoas é uma etapa essencial.
3. Estimule a imaginação do seu cliente
Trabalhe o seu discurso de uma forma impactante, mostrando ao seu ouvinte que ele não está percebendo algo. Ao surpreender seu cliente, você terá a atenção dele. Use isso a seu favor para estimular sua imaginação, mostrando que conhece as dores que ele tem naquele momento.
A cartada final é convencê-lo de como a sua solução é a melhor para resolvê-las. Ao deixar seu cliente imaginando como será a vida nova no imóvel novo, ou como ele poderá abrir a empresa dos sonhos se comprar o escritório que você está vendendo, ele estará muito mais propenso a comprar de você.
4. Venda sonhos
Trabalhamos para realizar nossos sonhos e os de quem mais amamos. Portanto, ao ter um bom discurso de vendas, o corretor deve ser capaz de vender sonhos a seu cliente.
Qual é o objetivo dele ao procurar você para realizar a compra? Independentemente do motivo, um bom vendedor sabe explorar as infinitas possibilidades benéficas que o comprador terá ao fechar negócio naquele momento. Instigue-o, faça-o imaginar quão vantajosa para ele será aquela aquisição.
5. Dê espaço ao cliente
Apesar de parte do discurso de vendas ser sobre técnicas de persuasão, é importante também saber o momento de dar espaço ao cliente. Afinal de contas, ninguém gosta de entrar em uma loja e nem ao menos ter espaço para respirar, de tão sufocantes que são os vendedores. Mostre-se proativo e disposto a ajudar e tirar dúvidas, mas jamais pressione ou fique em cima do cliente de forma excessiva. Isso pode fazê-lo perder uma venda que era certa ou afastar um consumidor fiel.
6. Seja amigo do seu cliente
Por último, você deve ver seu cliente como mais do que apenas cliente: enxergue-o como seu amigo. Seja simpático, amigável, ofereça soluções para ele da mesma forma que você faria para alguém que considere próximo a você e se preocupe em resolver os problemas dele.
Um bom vendedor não deve enxergar o cliente apenas como mais um número, e sim como o objetivo final da função que ele exerce. Afinal de contas, um cliente com a vida resolvida e satisfeito é um vendedor com dinheiro no bolso.
O discurso de vendas precisa estabelecer, em poucas palavras, o posicionamento da empresa e os motivos pelos quais o cliente deve considerar a compra. Ao captar a curiosidade inicial de seu ouvinte, você vai poder desenvolver suas técnicas de venda e, efetivamente, fechar negócio.
Fonte: O bom corretor