Mania nos Estados Unidos desde a década de 70, os serviços de Home Staging chegam, finalmente, ao Brasil, e prometem aquecer o mercado imobiliário.
Mas o que é o home staging? É uma ferramenta de marketing criada com a intenção de melhorar a imagem dos imóveis a venda. Na prática, o home stager (o profissional da área) tem a função de transformar a decoração de imóveis usados que estão à venda para torná-los mais atraentes para seus possíveis compradores.
Se o imóvel em questão for usado, é normal que os objetos pessoais e móveis de seus moradores ainda estejam por lá, e isso pode acabar dificultando na hora de fechar negócio. E é aí que o home stager entra em cena. Esses imóveis são preparados com uma fórmula de marketing + merchandising + design + psicologia, para tornar o espaço funcional, agradável e atraente, facilitando a visão do potencial comprador e acelerar o trabalho do corretor.
Mas é importante que essa atividade não seja confundida com os tradicionais projetos de decoração. Um design de interiores, por exemplo, faz o projeto de acordo com a personalidade do dono, enquanto o home stager “despersonaliza” o ambiente, para que o comprador identifique-se com o local.
Além de facilitar o negócio, o home staging também proporciona um melhor desempenho para o corretor. Atualmente, quase 90% das pessoas procuram imóveis online, logo, fotografar após fazer o staging pode aumentar a procura através dos portais imobiliários. Além disso, falar para o seu cliente que você trabalha em parceira com um profissional que favorecerá a imagem do imóvel e aumentará as chances de venda mostrará que você tem conhecimentos técnicos e, acima de tudo, é um profissional atualizado nas tendências.
O Home Staging é uma técnica comprovada que aumenta o valor e vende mais rápido imóveis em qualquer mercado, seja do comprador ou do vendedor. Por isso, é uma excelente ferramenta que pode ser usada para dar aquele empurrão na decisão positiva do comprador.